top of page

TiliT News | Março-2024 - Edição # 017

Atualizado: há 2 dias






As Mudanças no Conceito da Família

Escrito por: Ivan José Silva e Karina Silva e Cunha
Sócios-Diretores Cunha e Silva Advogados


A sociedade vive em constante e acentuadas mudanças culturais e comportamentais e o Direito tem acompanhado essa linha para garantir que os diversos núcleos familiares modernos, outrora escanteados, recebam os direitos que lhe são devidos.


Como exemplos, hoje é possível o direito de registrar filho com o nome de duas mães e de um pai ou de dois pais e uma mãe, ou somente dois pais ou somente duas mães.


Trata-se de família multiparental, que é a família que tem múltiplos pais/mães. A multiparentalidade pode se originar de novos vínculos conjugais em que padrastos e madrastas assumem e exercem de fato as funções de pais e mães, paralelamente aos pais biológicos e/ou registrais, ou em substituição a eles.


Ocorre também em processos judiciais de adoção, nas reproduções assistidas e nas relações poliafetivas.


Até mesmo o enteado(a) pode requerer ao juízo que seja averbado o nome de família de seu padrasto ou madrasta em seu registro de nascimento decorrente da relação socioafetiva.


Não há argumento jurídico razoável que justifique a negação de direitos a estas famílias e trata-se de tendência do nosso judiciário o reconhecimento desses modelos familiares que sempre existiram, mas não eram reconhecidos legalmente e, consequentemente, não possuíam os mesmos direitos da família tida como convencional.


Inclusive os pets, cada vez mais elevados e equiparados pela sociedade a um ente familiar, passaram a ser tratados pelo judiciário dentro desse status atual, com possibilidade de ter sua guarda e visita regulamentados em casos de divórcio.


E como profissionais do Direito, constantemente acompanhamos essas mudanças no judiciário, nos capacitando para atender os interesses daqueles que necessitam de estão em um núcleo familiar e necessitam de orientação moderna e atualizada sobre seus direitos.




Homem Humilde

Escrito por: Pablo Platero, do Boletim “Working on Happiness”
(extraído e traduzido por Perky Ibarra - foto)

As palavras “Humilde” e “Humano” têm uma raiz comum do latim “humus” que significa terra. Ser humano e ser humilde estão ambos relacionados a estar com os pés no chão, com os pés bem plantados no chão.


A humildade é uma característica de pessoas com autoestima elevada. As pessoas humildes estão abertas a assumir que não têm todas as respostas, a aceitar os seus erros e vulnerabilidades, o que também as torna mais compassivas em relação aos fracassos dos outros. Em outras palavras, eles abraçam a sua “humanidade”.


Quando cometem um erro, o que mais lhes interessa não é encontrar culpa, nem em si nem nos outros, mas sim descobrir com curiosidade o que aconteceu.


O oposto da humildade chama-se “arrogância” - uma demonstração eloquente de superioridade e exibição de realizações, para mascarar um sentimento subjacente de fraqueza e insegurança. Nossa arrogância nos mata, literalmente.


Em vez de aceitar as coisas como elas são, queremos que elas sigam um determinado caminho, queremos que a vida siga os nossos desejos, impedindo-nos de fluir com a vida e tornando a nossa vida miserável.


Os idiotas tornam-se arrogantes porque pensam que sabem tudo. As pessoas sábias tornam-se humildes quando descobrem que não sabem muito sobre a vida.

 

“Presunção é um privilégio dos ignorantes; o homem sábio é humilde porque ele sabe quão pouco ele sabe.”

Isabel Allende



COMUNIDADE
CLIENTES TILIT GROUP

A cada edição deste boletim informativo apresentamos empresas da comunidade de clientes TiliT que permitirem previamente essa divulgação.

A intenção é que cada leitor possa saber quem são os clientes da TiliT e o que fazem.


A seguir:








Atuamos nas áreas de Direito de Família, Empresarial e Bancário, assessorando nossos clientes de forma preventiva ou em contencioso, auxiliando para o obter o melhor resultado no menor tempo.

12-99156-5115 / ivan@cunhasilva.com










Boas práticas relacionadas à Educação do Caráter vivenciadas na TiliT Group no mês de Fevereiro

Mimo para a equipe TiliT

Como gesto de carinho, a TiliT sempre busca motivar suas colaboradoras, oferecendo a elas cuidados especiais.

No mês de fevereiro ocorreram alguns mimos para com a equipe de colaboradoras, tais como balas na sala de descanso e chocolate para alegrar o dia (foi um dia em que houve obras e foi bem corrido nos andares).

Em todos os meses a TiliT também oferece à sua equipe pães, bolachas entre outros itens, para que possam ter o seu momento de tomar um cafezinho ainda mais gostoso.

Algumas meninas acabam trazendo outras comidas também e compartilham entre elas nos andares.

São gestos de acolhimento e carinho que todas têm e sempre buscam melhorar a cada dia.



Valores Humanos Desenvolvidos:

  • Acolhimento

  • Gentileza

  • Respeito

  • Solidariedade

  • Trabalho em equipe

  • União

Competências Socioemocionais Envolvidas:

  • Consciência Social

  • Habilidades de relacionamento



Comments


bottom of page