TiliT News | Agosto-2025 - Edição #34
- TiliT Group
- 5 de ago.
- 5 min de leitura




Escrito por: Letícia Melo
Graduada em Desenvolvimento Humano, especialista em Psicanálise Clínica, Sexologia, especializando em Neurociência e Comportamento, e Diretora do Instituto Brasileiro Atitude.
Pessoas são contratadas pelo excelente currículo, mas são demitidas por falta de gestão emocional! Aonde vamos parar?
Muito se ouve falar sobre inteligência emocional, e a importância em gerenciar as emoções, mas também nunca vimos tantas pessoas adoecendo em silêncio, esgotadas emocionalmente, vivendo no “automático” e tentando sustentar a alta performance enquanto mal conseguem respirar. Vivemos na era da tecnologia, da informação, da hiper conexão. Um século marcado por avanços inimagináveis..., mas também pelo crescimento alarmante da ansiedade e da depressão. Nunca tivemos tanto acesso ao conhecimento, e, paradoxalmente, nunca estivemos tão desconectados de nós mesmos.
É o século das grandes conquistas, mas dos grandes vazios. Um tempo em que muitas pessoas carregam sorrisos nas redes, currículos cheios, mas vazios profundos na alma. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o primeiro lugar como o país mais ansioso do mundo e está entre os cinco com maiores índices de depressão na América Latina. Somente no Estado de São Paulo, cerca de 1 em cada 5 pessoas já foi diagnosticada com transtornos de ansiedade, e quase 30% da população da Região Metropolitana apresenta algum tipo de sofrimento psíquico significativo, com quadros que variam entre depressão, pânico, fobias e insônia crônica. O número de afastamentos por doenças emocionais mais do que dobrou nos últimos anos, ultrapassando 133 mil casos apenas em 2024, e com isso empresas se apresentam fragilizadas com seu capital humano, e a produtividade em nível de fragilidade.
Talvez a dúvida aqui seja, como de fato podemos desenvolver inteligência emocional diante de um cenário tão desafiador como esse? Pois bem, costumo dizer em minhas palestras e atendimentos, que somos muito bons em sermos seres humanos, mas precisamos nos dedicar em sermos melhores ainda para nos tornarmos a nossa melhor versão. Não somos o que entregamos, mas, o que carregamos, pois não é o quanto temos em conhecimento e habilidades, mas o quanto estamos dispostos a permitir que esse conhecimento nos transforme de dentro para fora. A inteligência emocional nada mais é do que a habilidade em gerir as nossas próprias emoções e comportamentos, e também conseguirmos perceber isso nas pessoas ao nosso redor. A inteligência emocional hoje se tornou a aliada número 1 de empresas de sucesso, e pessoas que tem se destacado não apenas pelo currículo, mas principalmente pela forma em que se posicionam diante dos desafios e pressões diárias.
Pois, mais do que uma habilidade, a inteligência emocional é uma vantagem competitiva. É ela que sustenta a performance, evita o adoecimento psíquico e fortalece o clima organizacional. Por que no fim das contas, os melhores resultados vêm de quem sabe lidar consigo, compreender o outro e agir com equilíbrio mesmo sob pressão. É como uma frase que gosto de reproduzir: Precisamos ser a mudança que desejamos ver no ambiente ao nosso redor.
Os artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva de seus autores. A TiliT se isenta de qualquer responsabilidade quanto à veracidade das informações e os conteúdos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião da TiliT.


Não Reclame
Escrito por: Pablo Platero, do Boletim “Working on Happiness”
(extraído e traduzido por Perky Ibarra - foto)
“Você pode reclamar que as rosas têm espinhos ou celebrar que os espinhos têm rosas. ”
Pessoas que reclamam repetidamente estão permanentemente acionando seu viés de negatividade, um instinto normal do cérebro desenvolvido como mecanismo de sobrevivência para prestar atenção apenas ao que está errado, ruim ou ameaçador.
Lembre-se: reclamar nunca melhora nada.
Perceber que algo está errado é aceitável, mas reclamar é uma armadilha mental que nos leva a ficar constantemente "dentro da caixa", reduzindo nossa visão e nossas alternativas, drenando nossa energia.
Resolver, Deixar ou Observar: quais são as opções?
• Resolver o que está errado, se possível, é logicamente a melhor escolha, e devemos nos sentir gratos quando essa alternativa estiver disponível.
• Se a solução do problema não estiver em nossas mãos, devemos avaliar se abandonar a situação é uma possibilidade. Em muitos casos, simplesmente Deixar para lá é o melhor que podemos fazer.
• Quando não conseguimos resolver nem deixar para lá, entramos no terreno da aceitação e da compaixão, pois seria um grande desperdício de energia pensar ou falar sobre isso. A melhor opção então é tomar distância e Observar a situação com curiosidade, como uma testemunha, idealmente compensando sua negatividade observando também outras coisas boas ao nosso redor.

A cada edição deste boletim informativo apresentamos empresas da comunidade de clientes TiliT que permitirem previamente essa divulgação.
A intenção é que cada leitor possa saber quem são os clientes da TiliT e o que fazem.
A seguir:

Instituto Brasileiro Atitude (IBA) oferece cursos EAD e seminários presenciais, focando no desenvolvimento integral dos alunos nas áreas Bio-Psico-Socio-Espiritual.
A nossa missão é levar cura, conhecimento, autoconhecimento e despertar propósitos.
Telefone de contato: (11) 4280-1433
Instagram: @institutobrasileiroatitude

Projeto Social que atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.
Seja um Agente Transformador e faça sua contribuição mensal.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/vivaboavista_/
O GACC Vale do Paraíba (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) é uma instituição sem fins lucrativos que desde 1996 oferece apoio gratuito e humanizado a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, assim como a seus familiares. O GACC promove acolhimento e dignidade durante todo o processo de tratamento. Mantido por doações e parcerias, o grupo é um símbolo de solidariedade, esperança e amor ao próximo.
Saiba Mais: https://www.instagram.com/GACCVale/#

O projeto "Música, Alegria e Bem-Estar" leva apresentações instrumentais ao vivo para ambientes onde o cuidado com o ser humano é essencial: hospitais, asilos e instituições sociais.
Mais do que uma simples atividade musical, nossa proposta é criar momentos de conexão emocional, proporcionando alívio da dor, conforto e acolhimento por meio da arte. Acreditamos que a música tem o poder de transformar o ambiente e tocar corações, mesmo nos contextos mais delicados.
Contato: Thiago Barbosa / (12) 98218-8869 / @tcelloshow / @thiconecta
ESPAÇO PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES
Com objetivo de ajudar pequenos empreendedores, permitimos deixar no refeitório da TiliT, itens para vendas. Elaboramos algumas regras e liberamos toda semana uma pessoa para vender o que desejar, seja a nossa equipe ou clientes. O RH da TiliT é responsável por esse controle e orienta assim que entram em contato.
Caso queira contribuir em qualquer de nossas Ações Solidárias:
PIX (CNPJ): 17.813.642/0001-02
Esta é uma conta TiliT para as campanhas de Ações Solidárias da TiliT. Caso tenha interesse em detalhes de como as doações são distribuídas, clique aqui.

Doações de outra instituição para o GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) através de divulgação de colaboradora da TiliT

Com o objetivo de continuar a campanha doação de sucos para o GACC, a colaboradora da TiliT Gabriela divulgou em sua rede social a campanha. A diretora da escola (“Cantinho Luminoso”) de sua filha ficou sensibilizada, se envolveu e conseguiu arrecadar mais 287 unidades de sucos.
Em toda entrega ao GACC, sempre que possível, a TiliT trata de agendar uma visita para que pessoas novas possam conhecer o hospital.
No final do mês de Junho a doação de sucos da TiliT foi de 689 caixinhas de suco. Juntando as duas doações, o total foi de 976 unidades.
A alegria e motivação de quem ajuda é gratificante, cuidando da saúde e do bem-estar das crianças.
A equipe TiliT sempre está na torcida para que todas as crianças no hospital possam recuperar a saúde e sair bem logo.
Valores Humanos Desenvolvidos:
Bondade
Generosidade
Solidariedade
Competências Socioemocionais Envolvidas:
Consciência Social

Comments