top of page

TiliT News - Edição 013



TiliT Offices - Sala Vip The One

O “Espaço” é para todos

Escrito por: Márcio Martins da Silva Costa

Diretor-Presidente New Space Tech



De acordo com dados da Euroconsult, o crescimento exponencial do Setor Espacial é um fato consolidado. A previsão de investimentos no segmento em todo o mundo até o ano de 2031 é de cerca de U$ 31 bilhões de dólares (EUROCONSULT, 2022).


No Brasil, os investimentos em recursos humanos e materiais também não estão ficando para trás. Universidades, empresas, e diversas iniciativas já se encontram em curso distribuídas em várias regiões do país (AEB, 2021; FINEP, 2022a, 2022b; MUNDOGEO, 2023; STYVENSON VALENTIM, 2023).


Logo, seja no Brasil ou no exterior, entender os princípios básicos do que é um Projeto de uma Missão Espacial, da Engenharia de Sistemas Espaciais que envolve a complexidade destes projetos, além de outros temas correlatos, tornam-se requisitos básicos para que uma empresa de grande porte ou mesmo uma iniciativa individual sejam capazes de dialogar com o setor.


Neste cenário, um dos questionamentos naturais é saber se o seu interesse ou o seu negócio converge, ou ao menos tangencia, com as atividades ligadas ao espaço. E o que poucos sabem é de que se trata de um segmento multidisciplinar, onde são desenvolvidas atividades que englobam diversas áreas de conhecimento. Sendo muitas delas ainda lacunas em nosso país, ou ainda pouco exploradas e com grande potencial de crescimento.


Sistemas Espaciais são divididos em três segmentos, sendo eles o Segmento Espacial, o Segmento Lançador e o Segmento Solo (EUROPEAN SPACE AGENCY, 2003; WERTZ; EVERETT; PUSCHELL, 2011).


O primeiro deles corresponde a parte do Sistema Espacial que está inserido no espaço para atender os objetivos de uma determinada missão. Neste contexto temos os satélites, os veículos para pouso, os “rovers”, entre outros.


A segunda parte, o Segmento Lançador, envolve o foguete que irá lançar um ou mais veículos no espaço, incluindo toda a infraestrutura de solo necessária à integração da espaçonave, armazenamento de combustível, centro de lançamento, entre outros.


Por fim, e não menos importante, temos o Segmento Solo, onde são enviados os telecomandos para o Segmento Espacial e por onde trafegam informações de telemetria e acompanhamento do satélite.


O desenvolvimento destes sistemas complexos observam um ciclo de vida que vai desde uma fase de definição conceitual da missão, passando pela fase de construção, fase operacional e a fase de descarte, sendo esta última empregada quando aplicável.


Todas estas fases requerem o aporte de profissionais de diversas áreas que se integram ao projeto e, a partir dos objetivos estabelecidos para a missão e a observância dos requisitos, são capazes de incorporar as suas expertises no desenvolvimento, culminando no sucesso do projeto.


Com esta perspectiva, derruba-se o mito de que para atuar com a área espacial precisa ser do espaço. Certamente algum conhecimento prévio auxilia. Todavia, o que muitas vezes observamos é um Sistema Espacial ser conduzido por engenheiros experientes na área, auxiliados pelas mais diversas disciplinas que se reúnem ao esforço por meio de bolsas de pesquisa, contratação, terceirização, entre outros modelos que asseguram a robustez do processo.


Assim, podemos encontrar engenheiros das mais diversas áreas, profissionais da área de TI, físicos, químicos, médicos, advogados, entre outros, os quais, exemplificando, desenvolvem, respectivamente, projetos tais como: computadores de bordo, sistemas de controle de atitute de órbita, sistemas de propulsão, estudos na área de saúde que envolvem microgravidade, atuam com Direito Internacional Espacial, entre vários outros possíveis exemplos.


Considerando que cada vez mais estamos dependentes de Sistemas Espaciais em nossas atividades, muitas vezes sem nos dar conta. E considerando, ainda, que muitas aplicações da área espacial costumam desdobrar para tecnologias e serviços lucrativos em outros segmentos, olvidar o setor é negligenciar a oportunidade de fazer parte desta fatia promissora da tecnologia e do mercado mundial nos próximos anos. Logo, não se trata de uma área seletiva.

Integre-se, conheça, faça parte. O “espaço” é para todos!.

 
 

A importância de desenvolver um bom caráter

Escrito por: Perky Ibarra

Fundador e Diretor do Instituto Champrett


Uma pesquisa recente realizada pela ONG Character.org a nível nacional nos EUA, com milhares de pais de crianças e jovens em idade escolar, perguntou a esses pais quais eram os valores que eles mais gostariam que os seus filhos desenvolvessem. Eis as principais respostas:

1º Honestidade – 64%; 2º Responsabilidade – 54%; 3º Respeito – 46%; 4º Gentileza;

5º Valorizar o trabalho e esforço – ambos com 39%.


Aos mesmos pais nessa pesquisa foi perguntado o que mais os preocupa sobre o futuro de seus filhos à medida que eles crescem. Eis os resultados:

1º Que eles sejam negativamente influenciados pelas redes sociais – 60%;

2º Que eles comecem a pensar que eles sabem tudo – 52%;

3º Que eles comecem a ouvir mais os colegas do que os pais – 45%.


O Caráter inclui os valores humanos e as competências socioemocionais de cada um. As pessoas não nascem com isso pronto. A boa notícia é que esses valores e competências são desenvolvidos durante a vida e que o caráter PODE ser formado por ações planejadas. A má notícia é que, queira você ou não, faça algo ou não a respeito, as crianças, jovens e outras pessoas próximas irão de todo modo desenvolver um caráter moldado pelos exemplos práticos da conduta real daqueles que elas mais amam ou admiram, tais como os pais, os avós e os líderes. Isso tem um peso grande quando somos crianças, mas também perdura por toda a vida mesmo quando adultos, pois bons líderes podem nos inspirar para o bem, para um bom propósito e para sermos pessoas melhores.


Poucas coisas na vida podem ser mais importantes do que o bem-estar e a felicidade daqueles que amamos ou com quem convivemos, especialmente nossos filhos, familiares, amigos e colaboradores. Se queremos que as crianças e jovens sejam honestas, tenham responsabilidade e respeito, sejam gentis, humildes e valorizem o trabalho e esforço, precisamos entender que nós temos que dar esse bom exemplo a elas a todo momento.


Se queremos blindar nossos filhos ou outras pessoas queridas contra os muitos perigos das redes sociais e das más influências, um bom caráter sólido é uma das melhores proteções. No ambiente profissional, se desejamos que toda a equipe seja íntegra, ética e trabalhe em verdadeira harmonia com bons sentimentos, é possível gerar iniciativas de formação que permitam ou facilitem esse desenvolvimento. Nesse sentido, por exemplo, os esforços de ESG (Meio ambiente, Sustentabilidade e Governança) dependem primordialmente do caráter dos envolvidos.


Podemos escolher realizar ações para formar bom caráter em crianças e mesmo em adultos. Como vimos, de todo modo as influências e ameaças estão aí ao nosso redor a todo momento.


Que tal escolher ser intencional e agir a esse respeito? Não é o que falamos que mais importa, mas sim o que efetivamente somos e fazemos no dia a dia.


Agir para desenvolver um bom caráter nos faz pessoas melhores e protege a nós mesmos e àqueles que estimamos.


Bons pensamentos, bons sentimentos, boas ações.

 

COMUNIDADE
CLIENTES TILIT GROUP

A cada edição deste boletim informativo apresentamos empresas da comunidade de clientes TiliT que permitirem previamente essa divulgação.

A intenção é que cada leitor possa saber quem são os clientes da TiliT e o que fazem.


A seguir:


New Space Tech é uma iniciativa focada na formação de recursos humanos, na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o Setor Espacial. Neste contexto, suas atividades envolvem cursos e projetos customizados, dimensionados conforme a necessidade do cliente.





A Qualitakt Consultoria e Assessoria Empresarial é uma empresa especializada em consultoria e assessoria para empresas, fornecendo soluções personalizadas e eficazes.

Seus principais serviços incluem:

- Consultoria em Gestão Empresarial, Sustentabilidade, Mapeamento de Fluxo de Processos

- Implantação de Sistema de Gestão Integrada (SGI) para Normas ISO

- Treinamento e Desenvolvimento

- Auditorias Internas


A expertise da Rafael Klabacher Sociedade Individual de Advocacia conta com profissionais para atuar de forma preventiva e contenciosa junto às empresas, e representação de pessoas físicas em demandas trabalhistas e previdenciárias.

Contatos:

(12) 98838-2990 Whatsapp

(12) 3346-6771 (Comercial)



 
Boas práticas relacionadas à Educação do Caráter vivenciadas na TiliT Group no mês de Outubro

Dia da Secretária

Em comemoração ao dia da Secretária, a TiliT ofereceu com muito carinho um lanchinho saudável às secretárias, preparado pela Marelisa (RH).

E na parte da tarde houve também um mimo especial: um sabonete perfumado e entregue pela diretora da TiliT Patrícia Lopes.

Um gesto de carinho e reconhecimento do profissionalismo de todos da Equipe.


Valores trabalhados:

  • Reconhecimento

  • Bondade

  • Respeito

  • Gratidão

Competências socioemocionais envolvidas:

  • Consciência Social

  • Habilidades de Relacionamento

 
Dia das crianças – ONG Viva Boa Vista

Em comemoração ao Dia das Crianças, tivemos uma Festa das Crianças na ONG Viva Boa Vista, que atualmente atende cerca de 250 crianças.

A TiliT convidou seus clientes a participar desse dia especial e tivemos a participação de Dr. Rafael Klabacher e sua esposa Sara de Oliveira e da Equipe TiliT, Patrícia, Douglas, Nathália, Gabriela, Edna, Bruna e Marelisa.

Realizaram pinturas de rosto, brincadeiras e muito mais. Foi um dia feliz e gratificante para todas as crianças e para todos os voluntários que fizeram acontecer.



Valores trabalhados:

  • Solidariedade

  • Acolhimento

  • Responsabilidade

  • Trabalho em Equipe

Competências socioemocionais envolvidas:

  • Consciência Social

  • Habilidades de Relacionamento

 
Ação social no GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer

Sempre que a TiliT fica com um saldo na conta de solidariedade, o RH entra em contato com o GACC e agenda um dia para realizar a entrega das doações.

Normalmente doamos sucos e bolinhos, que ajudam muito no lanche das crianças.

O RH organiza uma escala e algumas funcionárias da TiliT realizam a entrega dos itens.

Realizamos a entrega de 250 sucos e 250 bolinhos no mês de Outubro.

Uma Experiência Muito Gratificante!


Valores trabalhados:

  • Solidariedade

  • Acolhimento

  • Responsabilidade

Competências socioemocionais envolvidas:

  • Consciência Social

  • Habilidades de Relacionamento

 
Outubro Rosa e Aniversariantes do mês

Como em todos os anos, o departamento de RH da TiliT faz lacinhos rosa para que todas as colaboradoras possam fazer parte dessa campanha.

A TiliT também libera as equipes para que toda sexta do mês de Outubro possam usar algum acessório ou vestimenta rosa.

Para finalizar o mês de Outubro, aproveitamos para comemorar as aniversariantes do mês Marelisa e Daiara, com toda equipe.



Valores trabalhados:

  • Conscientização

  • Respeito

  • Solidariedade

  • União

  • Responsabilidade

Competências socioemocionais envolvidas:

  • Consciência Social

  • Autoconhecimento


 
bottom of page